terça-feira, 4 de junho de 2013

Receita: Risotto de lagosta/camarão

Oi Gente,

terça-feira vcs já sabem, dia de post da Grazy. Aliás, pra quem não sabe, hj é o meu aniversário, então realmente é o dia da Grazy.

Eu estava preparando um post pro dia dos namorados e ele estava ficando muitooooooo grande. Então decidi dividir em duas partes. 

Se vcs estão sem dinheiro, uma dica boa é comemorar o dia dos namorados com o amor em casa, mas preparando uma comidinha especial e um bom arranjo de mesa. Se quiserem, podem até convidar outros casais de amigos. 

Hoje eu vou dar pra vcs a receita de risotto de lagosta (pode usar camarão tb, eu usei). Parece uma coisa super difícil de fazer e tem uma cara super sofisticada, mas na verdade é muitoooo fácil e fica uma delícia.

Chega de blábláblá e vamos a receita (semana que vem vou dar uma dica para o arranjo de mesa).


Risotto de lagosta (camarão)


Serve duas pessoas (bem servidas)
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:

Para o Risotto:

1 xícara de arroz Arborio (arroz para Risotto)
2 colheres de sopa (CS) de cebolinha
2 CS de salsa
2 dentes de alho amassados
1 xícara de vinho branco (qualquer vinho branco, pode ser o mais barato que vocês encontrarem)
1 CS de manteiga
3 CS de parmesão, preferencialmente ralado na hora
2 CS de azeite
Sal e pimenta a gosto

Para a lagosta (ou camarão, se a lagosta tiver muito cara)

1 lagosta grande (ou 500g de camarão)
7 xícaras de água
½ xícara de salsa
½ xícara de coentro (ou se quiser usar um tempero bem diferente, use Tomilho)
1 colher de chá de pimenta do reino
2 dentes de alho
sal a gosto

PS. Usar a salsa, cebolinha, tomiho frescos.
PS2. Cuidado com o sal, pois o parmesão já é um queijo muito salgado, melhor colocar pouco e, se precisar, ajustar no final.

Modo de fazer:

  1. Numa panela grande, coloque a água, salsa, coentro, pimenta do reino, alho e sal e deixe ferver. Adicione a lagosta e deixe cozinhar por uns 12 minutos. Se tiver usando camarão, não deixe cozinhar por mais de 7 minutos em fogo alto. Tire a lagosta da panela (ou o camarão) e deixe num prato separado.
  2. Deixe a água no fogão, em forno baixo, para que ela fique quente, mas não deixe ferver. Preferir, peneire antes do próximo passo, assim não vai ficar cheio de folhas, mas eu gosto com tudo.
  3. Numa panela grande, com as laterais altas (tipo uma Wok ou tipo essa daí da foto, ah também dá para fazer numa panela elétrica, aquela de fazer arroz p. ex.) adicione o alho, salsas, cebolinha e deixe dourar no azeite de oliva por volta de 4 a 6 minutos, no fogo médio.



  1. Adicione o arroz e dê uma misturada boa.

  1. Adicione o vinho branco e deixe reduzir (espere o arroz absorver o vinho), estará no ponto de adicionar a próxima camada, quando o vinho tiver quase todo absorvido, mas a panela não pode estar seca. Num ponto tipo brigadeiro quando está soltando da panela. Depois adicione uma xícara daquele caldo de lagosta que fizemos. Repita esse processo até o arroz estar cozido.
  2. Não esqueça, não deixe a panela secar, tem sempre que fazer uma onda, risotto não é pudim de arroz, esse não é o ponto certo. Tem que ficar cremoso, tipo um mingau, não como uma sopa e também não como pudim.
  3. Antes da última xícara do caldo de lagosta, adicione a lagosta (ou o camarão), a manteiga e o parmesão. Deixe o arroz absorver o caldo e está pronto para servir. Bom apetite!!!!


Não esqueçam, semana que vem vou dar a dica de como vcs podem arrumar a mesa de um modo bem especial pro dia dos namorados!!! Vai ficar lindo e seu amorzinho vai amar!!!!

Beijinhos e até a próxima.

Grazy




Nenhum comentário:

Postar um comentário